Voltar ao Topo da Página

DICAS de ETIQUETAS


DICA DE ETIQUETA PROFISSIONAL
etiqueta_marketingpessoal4_310110145831812

Que a secretária é aquela profissional que deve seguir a risca as regras de etiqueta profissional, nós já sabemos. E para dar continuidade a essas lições e ficar ainda mais super, separei algumas dicas importantíssimas que não podem ser esquecidas.
Você com certeza ficou com vontade de mandar esse post aqi para um colega de trabalho totalmente sem noção! Algumas pessoas não costumam colocar em prática a etiqueta profissional. Por isso, use-a e destaque-se com todo o profissionalismo e elegância que as super secretárias têm :D
6- Indelicadezas modernas: a evolução tecnológica nos trouxe milhões de coisas boas, nós sabemos. Mas trouxe outras nem tão boas assim. Um exemplo bem prático disso é o celular. Com alguns modelos mais modernos podemos ficar online 24 horas por dia. Já ouvimos falar muito de como deve ser usado o celular, mas é sempre bom reforçar. Desligue o aparelho sempre que a ocasião exigir (cinemas e reuniões, por exemplo). Assim como em locais que exigem que os aparelhos sejam desligados, como em bancos. Se estiver em uma reunião e esta esperando uma ligação urgente, comunique todos no inicio da reunião. Mas não é só porque você aguarda essa ligação que pode deixar ele tocar e fazer todo aquele tumulto. Coloque no modo silencioso ou no vibra, peça licença e atenda discretamente.
Algumas pessoas costumam ser grosseiras quando nós, secretárias, não temos autorização de passar o número do celular do diretor. Nestes casos, estamos somente cumprindo ordens. Seja educada e anote o telefone e o nome da pessoa para passar o recado ao diretor assim que possível. Se ele achar necessário, ele mesmo passa o número ou lhe autoriza.
Os e-mails também valem ser citados. Devemos sempre responder a todas as mensagens que chegam e que pedem um retorno. Seja breve e evite letras coloridas, margens floridas, etc no e-mail da empresa. Esse tipo de coisa se for do seu agrado, deve ser usado no e-mail pessoal. Evite repassar correntes, piadas, orações, isso também deve ser tratado no seu e-mail particular.
7- Conversa fiada: cumprimentar as pessoas com um “bom dia”, “boa tarde”, “como vai?”, “tudo bem?” assim como tantas outras maneiras que você já sabe são usadas diariamente, digamos assim, que por todo mundo. Algumas pessoas esquecem que esse é só um modo educado de cumprimentar as pessoas e manda vê nas reclamações da vida, da empresa, do colega e não sei mais de quem.  E você, que levantou alegre, feliz, de bem com a vida, acaba por ficar deprimido também com tantos problemas e lamentações da outra pessoa.
Quando conhecemos a pessoa e temos tempo de ouvir ainda vai lá, mas o pior é qquando estamos atrasados ou pior, nem somos íntimos da pessoa a ponto de ouvir suas reclamações.
Se te cumprimentarem assim, principalmente no trabalho, seja elegante e sempre responda que sim, que esta tudo bem. Evite cometer essa gafe, por favor. Deixe para desabafar com pessoas que realmente podem lhe ajudar, amigos, familiares e pessoas das quais você tem intimidade para expor sua vida particular.
Outro exemplo de conversa fiada vem de pessoas que costumam pedir favores o tempo todo. Ficam dando milhões de desculpas, enrolam, etc. Ah não, a gente até mesmo já sabe o que “aquela” pessoa vai querer, um favor! Ajudar os outros é sempre bom, faz bem tanto para quem é ajudado como para nós, mas algumas pessoas não têm noção e nem se esforçam para tentar realizar suas tarefas sozinha.
Então, vigie-se e tome cuidado para não alugar os ouvidos alheios, ok?
8 – Beijoqueiro, basta um: deixe beijos para seus amigos e parentes, poupe seus colegas de trabalho.
Sabe aquela mania que algumas pessoas tem de tratar clientes, colegas de trabalho e ate mesmo desconhecidos por “meu bem”, “querida” e tantas outras maneiras expressões afetuosas? Sim, isso é inconveniente. Soam falsos. Guarde expressões desse tipo para as pessoas que realmente são seu bem e queridas para você.
E nada de chegar no escritório e beijar seus sei lá quantos colegas de trabalho todos os dias… que tempo perdido heim… e pior, que chato também né? Pense bem… Guarde abraços e beijos para ocasiões que realmente pedem, como aniversários, projetos bem sucedidos ou na despedida de um colega que esta saindo da empresa.
Nos devemos sim expressar nosso apreço pela nossa equipe de trabalho, mas de um modo mais profissional.
MESA À FRANCESA. E AGORA?
jantar
Quando você pensa: “mesa à francesa”, sente mil e um arrepios? Como montar uma mesa dessas? Como comer com tantas coisas assim? Calma, é muito mais fácil do que você imagina!
Toda super secretária deve saber como montar e como utilizar uma mesa à francesa. Você pode precisar desses conhecimentos de etiqueta tanto para saber como se comportar em um jantar do qual esteja participando, assim como precisa saber para o caso de precisar organizar um importante jantar de negócios. É bom estar preparada! Com certeza você ainda vai precisar disso, seja em um jantar de negócios, seja em um jantar romântico. ;)
Se você já sabe, ótimo! Mas se ainda não sabe, aproveite as dicas que separamos e pratique na sua casa.
Para começar a montar a mesa, devemos pensar primeiro em uma boa toalha. Ela pode variar conforme a ocasião: um tecido mais leve para o almoço (linho, floral, etc) e para um jantar um tecido mais fino (renda, organza, etc).
- Pratos: devem ser colocados uns dois dedos acima da borda da mesa, para não encostarem nos convidados. Entre um prato e outro deve haver uma distância de mais ou menos 50 cm para a colocação dos talheres e copos.
O sousplat é um prato largo, colocado primeiro à mesa. Este prato serve apenas para sustentar outros pratos ou tigelas e não é trocado durante a refeição.
Em seguida vem o prato principal (raso) e logo em cima o prato de saladas (fundo). O prato de pão fica a cima e a esquerda destes e deve ser acompanhado de uma pequena faca.
- Talheres: o conceito dos talheres é fácil, devem sempre ser utilizados de fora para dentro. A quantidade de talheres à mesa vai depender da quantidade de pratos servidos na refeição.  E são dispostos na ordem em que os pratos são servidos. Não tem erro!
Na esquerda ficam os garfos. As colheres de entrada ou de sopa, junto as facas com o corte voltado para dentro, do lado direto.  Os talheres de sobremesa são colocados acima do prato. O garfo com os dentes para a direita, e a colher apontando para a esquerda.
- Copos: Sempre da direita para a esquerda, os copos ficam na seguinte ordem: vinho branco, vinho tinto, água ou champagne. Esta é também a ordem do tamanho dos copos, normalmente a de vinho branco é menor que de vinho tinto, que por sua vez é menor que o de água.
- Guardanapos: sempre dobrados à esquerda dos pratos ou então no interior deles. Ao sentar-se a mesa os guardanapos são desdobrados e colocados no colo, onde permanecem durante toda a refeição. Após o termino do jantar, eles são dobrados e colocados ao lado esquerdo do prato.
- Arranjos de mesa: tome cuidado para que eles sejam baixos, para não atrapalhar a conversa entre os convidados. A mesma coisa com o perfume das flores, prefira flores com perfumes mais suaves. Se optar por arranjos individuais estes devem ficam junto ao prato de pão, do lado do prato principal.
Aproveite as dicas e torne as refeições ainda mais especial!

0 comentários:

Postar um comentário